Lavrov enfatiza que Kiev 'apoia abertamente' grupos terroristas no Sahel

A Ucrânia, com a conivência de seus patrocinadores ocidentais, está apoiando grupos terroristas na região do Sahel, na África, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante uma coletiva após uma reunião com a Troika do Sahel.
"Alguns atores extrarregionais continuam tentando desestabilizar a região hoje. Entre eles, além dos antigos colonizadores, o regime de Kiev surgiu recentemente, apoiando abertamente grupos terroristas nesta parte da África com a total conivência de seus patrocinadores ocidentais", observou o chanceler russo.
O ministro das Relações Exteriores russo também enfatizou que Moscou vai ajudar os Estados do Sahel (SAE, composto por Burkina Faso, Mali e Níger) a aumentarem suas capacidades de combate.
"Ressaltei a disposição de Moscou de contribuir de todas as maneiras possíveis para fortalecer as capacidades das forças conjuntas dos Estados do Sahel, aumentando a capacidade de combate dessas tropas e das Forças Armadas nacionais de cada um dos três países, bem como treinando soldados e policiais", enfatizou.
Lavrov observou que a Rússia vê a criação da Aliança do Sahel como uma tentativa de criar uma arquitetura de segurança na região. O país eurasiano está pronto para fornecer assistência abrangente à Aliança do Sahel em defesa, segurança e economia, acrescentou.
"Por sua vez, a Rússia está pronta para fornecer assistência abrangente à confederação em suas três áreas prioritárias de atividade. Estas são, primeiro, defesa e segurança, segundo, economia, e terceiro, diplomacia no sentido de participar de processos internacionais", resumiu o chefe da diplomacia russa.