ORIENTE MÉDIO

Militares somalis eliminam dezenas de terroristas do Estado Islâmico no leste do país, diz mídia

Por Sputinik Brasil Publicado em 01/04/2025 às 22:29
© AP Photo / Baderkhan Ahmad

Os militares somalis eliminaram dezenas de membros do grupo terrorista Estado Islâmico (ISIS, organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) como resultado de ataques aéreos em suas posições no leste do país, informou a mídia somali nesta terça-feira (1º).

Ataques aéreos foram realizados contra esconderijos do ISIS nas montanhas Cal Miskaad, em Puntlândia, informou o portal de notícias Garowe Online, citando os militares.

A operação teria acontecido com a assistência dos militares norte-americanos.

EUA considera realocar moradores de Gaza para a região

Em fevereiro deste ano, a Casa Branca chegou a considerar evacuar parte dos moradores de Gaza para a Somalilândia e Puntlândia, na Somália, e para o Marrocos. Somalilândia e Puntlândia são regiões autônomas da Somália que declararam independência, mas não foram reconhecidas internacionalmente. Ambas as regiões, assim como o Marrocos, têm necessidade de apoio político dos EUA. As primeiras duas porque lutam por reconhecimento, enquanto Rabat quer resolver a disputa territorial do Saara Ocidental. De acordo com a reportagem, as três regiões têm maioria sunita.

A essência do plano de Washington para esvaziar e reconstruir a Faixa de Gaza está na restauração do enclave, e não em sua anexação pelos EUA, alega a emissora.

A Arábia Saudita descartou estabelecer relações diplomáticas com Israel sem a criação de um Estado palestino com capital em Jerusalém Oriental.

Egito, Jordânia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, a Autoridade Nacional Palestina (ANP) e a Liga Árabe emitiram uma declaração conjunta rejeitando qualquer plano de realocação de palestinos de seus territórios em Gaza e na Cisjordânia.