ORIENTE MÉDIO

'Estamos preparados': ação militar contra Irã terá consequências para EUA, diz conselheiro iraniano

Por Sputinik Brasil Publicado em 01/04/2025 às 04:40
© AP Photo / Vahid Salemi

Os comandantes militares do Irã estão preparados para uma eventual operação militar por parte dos EUA e afirmam que ela terá graves consequências para os americanos, disse na TV estatal Ali Larijani, conselheiro do líder supremo do Irã, Ali Khamenei.

Ele acrescentou que os EUA não entrarão em guerra com o Irã a menos que sejam pressionados por Israel, pois Donald Trump não vai querer colocar em risco seus militares.

Ontem (31), o líder iraniano, aiatolá Ali Khamenei, declarou em um discurso que a probabilidade de Washington atacar o Irã do exterior é pequena, mas, se isso acontecer, haverá uma resposta dura. Caso os EUA decidam provocar turbulência dentro do país, a resposta será dada pelo próprio povo iraniano. Anteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, em uma entrevista à NBC News, ameaçou os iranianos com "bombardeios nunca vistos" se o Irã e os EUA não firmarem um acordo sobre energia nuclear.

"Nossos comandantes militares são altamente experientes [...] Eles estão totalmente preparados, mesmo para [eventos] improváveis. Não se pode dizer que não estamos prontos, mesmo que pensemos que algo é improvável. Estamos totalmente preparados. Mas por que achamos que [a operação militar dos EUA contra o Irã] é pouco provável? Porque, em primeiro lugar, qual é o interesse para os EUA? […] A menos que eles sejam encorajados por Israel, ou o senhor Trump cometa um erro e não queira arriscar as cabeças de seus militares, porque uma operação militar contra o Irã terá consequências", cita as palavras de Larijani agência SNN.

O Exército iraniano emitiu, ontem (31), uma declaração dizendo que o Irã daria uma resposta dura e decisiva a qualquer agressão por parte de seus inimigos, os EUA e Israel.