EUA

Trump sobre aumento dos preços dos automóveis devido à política de tarifas: 'Não me importo’

Por Sputinik Brasil Publicado em 30/03/2025 às 09:37
© AP Photo / Pool via AP

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse no sábado (29) que não alertou os executivos da indústria automobilística contra o aumento dos preços, segundo a mídia norte-americana.

De acordo com a NBC News, Trump não alertou os executivos da indústria automobilística sobre o aumento de preços à medida que as tarifas sobre automóveis fabricados no exterior entram em vigor, e disse que "não se importaria nem um pouco" se isso acontecesse.

Enquanto a Casa Branca se prepara para impor novas tarifas sobre uma série de bens de consumo na próxima quarta-feira (2), líderes internacionais do setor automobilístico subiram um pouco o tom das críticas e preocupações com potencial aumento nos preços dos carros, especialmente para os consumidores norte-americanos.

Na entrevista à NBC News, Trump disse que suas tarifas permanentes sobre automóveis de fabricação estrangeira seriam um impulso para as fábricas instaladas no país, e que acreditava que a medida levaria ao aumento das vendas nacionais.

"Espero que eles aumentem os preços, porque, se o fizerem, as pessoas vão comprar carros de fabricação norte-americana", disse Trump.

Ainda durante a entrevista, Trump disse que consideraria negociar as tarifas, desde que as pessoas estejam "dispostas a nos dar algo de grande valor" em troca.

Como tem acontecido desde que tomou posse, Trump tem feito um esforço para promover a indústria norte-americana, que perdeu competitividade especialmente em função do avanço econômico da China. No entanto, para tentar restaurar parte desta competitividade, o presidente tem implementado uma política de tarifas para pressionar uma posição favorável nas negociações com os mais diversos setores.

As políticas comerciais de Trump têm sido um foco importante de sua presidência, mas têm gerado tensões cada vez mais frequentes entre os principais parceiros comerciais dos EUA.