RELAÇÕES INTERNACIONAIS

EUA buscam controlar o investimento e minerais críticos na Ucrânia, afastando a Europa, diz agência

Por Sputinik Brasil Publicado em 28/03/2025 às 04:16
© AP Photo / J. Scott Applewhite

A assinatura de um acordo com os EUA sobre a infraestrutura e minerais poderia minar os planos da Ucrânia de se juntar à União Europeia (UE), escreve a Bloomberg.

"Se o acordo de parceria for aprovado, dará aos EUA um enorme poder para controlar os investimentos na Ucrânia em projetos que incluem rodovia e ferrovias, portos, minas, petróleo e gás, bem como a produção de minerais críticos. Isso representaria uma expansão sem precedentes da influência econômica dos EUA no país [...] justamente no momento em que [Kiev] está tentando se alinhar com a UE", aponta a publicação.

O acordo concederia aos Estados Unidos a primazia sobre os lucros a serem transferidos para um fundo especial de investimento para a reconstrução, que seria controlado por Washington.

O artigo destaca que a assinatura do acordo em tais condições significaria que o presidente dos EUA, Donald Trump, forçaria Kiev a pagar por todo o apoio militar e econômico dos EUA fornecido mesmo antes da Ucrânia receber quaisquer valores do fundo de parceria.

A administração do presidente dos EUA, Donald Trump, está exigindo o "direito de primeira oferta" sobre o investimento em todos os projetos de infraestrutura e recursos naturais sob um acordo de parceria revisado com a Ucrânia, aponta um esboço do documento obtido pela agência.