ÁSIA E OCEANIA

China: EUA devem parar de interferir nos assuntos internos da Venezuela

Por Sputinik Brasil Publicado em 25/03/2025 às 23:40
© AP Photo / Elizabeth Dalziel

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, declarou nesta segunda-feira (25) que a China se opõe firmemente ao que chamou de abuso prolongado de sanções unilaterais ilegais por parte dos Estados Unidos e à chamada "jurisdição de braço longo", que interfere em assuntos internos de outros países.

"Exortamos os Estados Unidos a cessar a interferência nos assuntos internos da Venezuela, abolir as sanções unilaterais e ilegais impostas ao país e agir de forma mais condizente com a paz, a estabilidade e o desenvolvimento da Venezuela e de outras nações", afirmou o porta-voz em coletiva de imprensa.

Guo Jiakun acrescentou que "não há vencedores em guerras comerciais" e criticou a política tarifária promovida pelo então presidente estadunidense, Donald Trump, alertando que tais medidas só causarão maiores perdas às empresas e aos consumidores norte-americanos.

Em 24 de março, Donald Trump disse que os EUA iriam impor tarifas de 25% aos países que comprassem petróleo e gás da Venezuela a partir de 2 de abril. Ele acusou Caracas de ter uma atitude "hostil" em relação a Washington, bem como enviar criminosos "propositadamente" para os Estados Unidos.

A China é um dos maiores compradores de petróleo venezuelano, e a maior parte das cargas de petróleo da Venezuela é processada por refinarias independentes na China.