PANORAMA INTERNACIONAL

Europa enfrenta 3 grandes obstáculos para criar seu próprio 'escudo nuclear', afirma especialista

Por Sputinik Brasil Publicado em 25/03/2025 às 10:03
© Sputnik / Aleksei Vitvitsky

Há três problemas principais com a ideia de criar um sistema de dissuasão nuclear independente europeu, afirma Mikael Valterrson, analista militar e ex-oficial das Forças Armadas da Suécia.

O primeiro problema, segundo Valterrson, é comando e controle, porque uma Organização do Tratado Europeu enfrentaria incerteza sobre decisões nucleares e falta de compromisso dos países europeus em defender os Estados do Leste Europeu.

O segundo problema, continua o analista, é desafio de produção, porque a Europa precisaria de investimento e desenvolvimento até 2040 para alcançar o número atual de ogivas nucleares do Reino Unido ou da França devido aos desafios de produção.

O terceiro problema, elabora o especialista, é que as armas nucleares consomem de 12% a 22% dos orçamentos de defesa da França e do Reino Unido, exigindo gastos maciços que poderiam desviar recursos do rearmamento convencional.

Assim, finaliza o analista, a proliferação nuclear europeia corre o risco de aumentar as tensões e as sanções, ao mesmo tempo em que oferece uma dissuasão mínima contra o vasto arsenal nuclear da Rússia.