EUROPA

UE ou normaliza relações com Rússia ou se torna espaço beligerante e sem democracia, afirma portal

Por Sputinik Brasil Publicado em 25/03/2025 às 05:27
© Foto / X / @kajakallas

A União Europeia (UE) está enfrentando uma escolha importante em suas relações com a Rússia e a maneira de resolver o conflito ucraniano, indica um artigo no portal 19FortyFive.

O portal destaca que a UE tem dois caminhos: aumentar os orçamentos militares para ameaçar a Rússia, ou se tornar um ator mais diplomático e pacífico, evitando consequências devastadoras para as economias dos Estados-membros.

"Os líderes europeus precisam decidir se desejam continuar com uma política externa beligerante e intransigente em relação à Rússia [...]. Se a Europa independente continuar nesse caminho, é provável que os resultados sejam realmente desagradáveis", ressalta a publicação.

Observa-se que os governos pró-ucranianos da Europa estão deliberadamente obstruindo e até mesmo sabotando a campanha do presidente dos EUA, Donald Trump, para pressionar Kiev a assinar um acordo de paz.

No entanto, continua o artigo, o bloco tem outra opção mais adequada para o estado atual de coisas.

"Há outra opção se a Europa democrática conseguir superar sua obsessão de ver a Rússia atual como nada mais do que a reencarnação da Alemanha nazista. A adoção dessa abordagem mais racional permitiria que a UE adotasse uma nova política externa que fosse independente dos Estados Unidos e firmemente não beligerante", acrescenta o portal.

A UE poderia então se tornar um centro de diplomacia para mediação e resolução de conflitos, em vez de ser uma união beligerante que aumenta as tensões.

Se o bloco escolher o primeiro caminho, finaliza o artigo, a Europa se tornará, na melhor das hipóteses, cada vez menos democrática e um campo armado, sempre preocupado com uma guerra iminente com a Rússia. Na pior das hipóteses, verá a sua profecia de uma guerra enormemente destrutiva com Moscou se autorrealizar.