Ucrânia não realizará reuniões com a Rússia em Riad, diz vice-chefe do gabinete de Zelensky

A delegação ucraniana não terá nenhum encontro com o lado russo em Riad, afirmou à Sputnik o vice-chefe do gabinete de Vladimir Zelensky, Pavel Palisa, neste domingo (23).
"Não teremos nenhuma reunião com a delegação russa amanhã", disse ele.A rodada de negociações da delegação ucraniana com os Estados Unidos foi concluída na capital da Arábia Saudita neste domingo (23).
Anteriormente, o ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, declarou que a pauta do encontro incluía propostas para a proteção de instalações energéticas e infraestrutura crítica. A delegação conta com especialistas em energia e representantes militares.
No dia 18 de março, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizou uma conversa telefônica com o líder americano Donald Trump. Segundo o Kremlin, durante a conversa, Trump propôs que ambas as partes do conflito suspendessem ataques contra instalações de infraestrutura energética por 30 dias. Putin apoiou a iniciativa e imediatamente deu ordens correspondentes às forças russas.
Posteriormente, Vladimir Zelensky afirmou que a Ucrânia apoiaria a proposta de cessar-fogo para a infraestrutura energética. No entanto, no dia seguinte, o Ministério da Defesa da Rússia informou que o regime de Kiev atacou com drones uma base de petróleo na região de Kuban poucas horas após a conversa entre Putin e Trump.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou que não houve reciprocidade por parte de Kiev para interromper os ataques.