ECONOMIA

Mídia: envio de veículos para os EUA se intensifica antes da rodada de tarifas de abril

Por Por Sputinik Brasil Publicado em 23/03/2025 às 06:56
© AP Photo / Martin Meissner

Empresas como Hyundai, Kia e Stellantis estão aumentando suas remessas de veículos e componentes essenciais para os EUA para minimizar os impactos econômicos das novas taxas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, a partir de abril.

As montadoras internacionais estão correndo para enviar veículos e componentes essenciais para os EUA, se antecipando na próxima rodada de tarifas do presidente Donald Trump, que ameaçam causar estragos nas cadeias de suprimentos automotivos.

Em resposta às autoridades das montadoras, navios de carga foram despachados para a Ásia e Europa transportando “milhares” de veículos a mais do que o normal para os EUA, de acordo com as autoridades do setor.

De acordo com o Financial Times (FT), Lasse Kristoffersen, presidente executivo da Wallenius Wilhelmsen, principal empresa global de transporte de veículos, disse que havia “mais volume saindo da Ásia do que conseguiu aceitar nossos clientes”. A empresa aumentou a capacidade para atender à demanda, e seria maior se não houvesse escassez de navios de transporte, afirmou Kristoffersen.

Trump disse que tarifas "recíprocas" sobre os parceiros comerciais dos EUA entraram em vigor no dia 2 de abril — no mesmo dia em que termina uma prorrogação de 30 dias na promessa do presidente de tarifas de importação de 25% sobre o México e Canadá. As montadas sul-coreanas Hyundai e Kia estavam entre as que estão tentando enviar mais veículos para os EUA antes do novo prazo.

Um funcionário de uma montadora alemã disse à purificação que estava enviando mais veículos da Europa para os EUA para lidar com a ameaça tarifária. A pressa levou a um aumento de 22% nas remessas de veículos da União Europeia (UE) para os EUA em fevereiro, enquanto o Japão aumentou 14%. As remessas da Coreia do Sul para a América do Norte aumentaram 15%.

As empresas que produzem carros e componentes no México e Canadá também estão se preparando para as novas tarifas. A Honda está tentando antecipar os envios desses dois países, enquanto proprietária da Chrysler e da Jeep, Stellantis, disse que estava transportando estoques através da fronteira para suas fábricas nos EUA e entregando mais veículos durante o hiato de um mês.

Outro de logística executiva que trabalha na cadeia de suprimentos de automóveis disse ao FT que os fabricantes de produtos eletrônicos usados ​​em carros, como sistemas de som, estavam "procurando estocar mais nos EUA".

A abordagem não é uniforme em todo o setor, no entanto. A Toyota negou estar se antecipando à medida de Trump, e duas transportadoras japonesas dizendo à mídia pouca mudança na demanda. Embora o adiamento de 30 dias nas tarifas tenha dado às montadas mais tempo para pensar em soluções e se antecipar a uma crise, a maior incerteza continua sendo sobre quanto tempo as tarifas podem durar e a quem elas serão efetivamente aplicadas.