DEFESA

Trump anuncia desenvolvimento do caça de 6ª geração F-47 pela Boeing

Publicado em 21/03/2025 às 17:31
© AP Photo / Força Aérea dos EUA

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (21) que o Pentágono concedeu à Boeing um contrato para projetar e construir o primeiro jato de caça de sexta geração do mundo, denominado F-47.

"Estou emocionado em anunciar que, sob minha direção, a Força Aérea dos Estados Unidos está avançando com o primeiro jato de caça de sexta geração do mundo. Nada no mundo chega nem perto disso, e será conhecido como F-47", disse Trump a repórteres no Salão Oval da Casa Branca.

Segundo o presidente dos EUA, o contrato de desenvolvimento do modelo, no valor de US$ 20 bilhões, foi concedido à Boeing, empresa de defesa e aeronáutica que tem passado por dificuldades nos últimos anos devido a falhas e acidentes em diversos aviões. "A competição foi dura, durou muitos anos", comentou.

Ao lado do secretário de Defesa, Pete Hegseth, Trump acrescentou que uma versão experimental do caça está voando secretamente há quase cinco anos.

"Ele já está sendo testado secretamente, e estamos confiantes de que é superior a qualquer aeronave no mundo. Sua manobrabilidade, sua velocidade — mais de dois machs, suas armas e discrição — nunca foi vista antes",

Trump disse que o F-47 seria "virtualmente invisível" graças à tecnologia stealth e que parte de sua produção já estava em andamento. Ele observou que os aliados dos EUA já estavam interessados ​​em comprar os aviões e "talvez eles obtenham versões reduzidas".

A ideia da aeronave é que ela opere junto de drones no ar e seja "virtualmente invisível" graças a tecnologia stealth de ponta. "Os inimigos da América não saberão o que os atingirá se esse dia chegar", alertou Trump.


Por Sputinik Brasil