DEFESA

EUA perdem domínio no mar com ritmo de construção de navios de guerra mais lento do mundo, diz mídia

Por Sputinik Brasil Publicado em 21/03/2025 às 09:27
© AP Photo / Marinha dos EUA

Os EUA agora são os mais atrasados do mundo na construção de navios de guerra, com o país ficando atrás da maioria dos países do mundo no ritmo de construção de navios militares, relata o jornal norte-americano The Wall Street Journal.

"Quando um estaleiro de Wisconsin ganhou o contrato para construir uma nova classe de fragatas da Marinha em 2020, o projeto tinha como objetivo abordar uma realidade embaraçosa: os Estados Unidos são hoje o país mais atrasado do mundo na construção de navios de guerra", ressalta o artigo.

Segundo a publicação, a construção naval militar dos EUA enfrenta vários desafios, incluindo equipamentos ultrapassados nos estaleiros e escassez de mão de obra.

Observa-se que as tarifas de 25% sobre as importações de alumínio e aço de todos os países impostas anteriormente pelos Estados Unidos provavelmente poderiam aumentar o custo dos materiais produzidos internamente e usados pelos construtores navais.

Conforme um interlocutor do The Wall Street Journal familiarizado com o cronograma de trabalho, a construção do novo navio de guerra USS Constellation, que deveria ser concluída até 2026, está atualmente apenas 10% concluída.

O jornal sublinha que os atrasos na construção foram causados pela intervenção da Marinha dos EUA, que queria melhorar o projeto.

"O efeito: como quase todas as outras embarcações navais dos EUA, o Constellation já está anos atrasado em relação ao cronograma e milhões acima do orçamento", elabora o artigo.

Além disso, a publicação acrescenta que os EUA já estão atrás da maioria dos países na construção de navios de guerra.

Assim, finaliza o jornal, das 20 diferentes fragatas construídas recentemente ou quase concluídas por outras nações, todas, com exceção de uma, foram ou serão construídas mais rapidamente do que a USS Constellation.