EUA

Trump deve dar passos reais em vez de apenas fazer promessas sobre paz na Ucrânia, opina analista

Por Sputinik Brasil Publicado em 21/03/2025 às 06:16
© AP Photo / Konstantin Liberov

Se o presidente dos EUA, Donald Trump, realmente deseja uma solução pacífica para o conflito ucraniano, ele deve confirmar suas intenções com ações, não com palavras, disse Larry Johnson, ex-oficial da CIA, no canal Dialogue Works do YouTube.

"Você diz que quer acabar com a guerra? Então pare de enviar armas e inteligência para a Ucrânia. Você está falando sério sobre parar a guerra? Então pare com ela!", afirmou ele, se dirigindo ao líder dos EUA.

Segundo Johnson, enquanto os Estados Unidos continuarem a apoiar os militantes ucranianos de uma forma ou de outra, a Rússia tem todos os motivos para tomar medidas de resposta.

O analista ressaltou que, neste contexto, a Rússia poderia pensar que Trump não deseja realmente encerrar o conflito.

"A Rússia pode dizer: 'Vocês não estão falando sério. Até que levem isso a sério, continuaremos nossa operação especial até destruirmos o pessoal militar ucraniano'", até porque, disse Johnson, a realização dos objetivos da operação russa na Ucrânia, conforme declarado pelo presidente russo Vladimir Putin, está muito próxima.

Há poucos dias, o presidente russo Vladimir Putin teve uma conversa telefônica com seu homólogo norte-americano Donald Trump. Segundo o Kremlin, durante a conversa, o líder dos EUA apresentou uma proposta para que as partes do conflito se abstivessem mutuamente de ataques a instalações energéticas por 30 dias.

Putin respondeu positivamente a essa iniciativa e deu imediatamente a respectiva ordem aos militares russos.