CONFLITO UCRANIANO

Após violação da Ucrânia do acordo de cessar-fogo, como EUA conterão Kiev, questiona Zakharova

Publicado em 20/03/2025 às 21:30
© Sputnik / Cristina Kormilitsyna

O cessar-fogo proposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, já foi violado por Kiev, disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta quinta-feira (20).

"Como o lado americano lidará com essa escória terrorista desequilibrada daqui para frente, e como conseguirão contê-los de volta a algum tipo de controle e direção, é uma grande questão", questionou Zakharova, à mídia russa.

No dia 18 de março, Trump e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, concordaram que o primeiro passo em direção à paz seria uma cessação de 30 dias das hostilidades contra os setores de energia e infraestrutura.

Após o acordo, as forças militares russas imediatamente abateram sete de seus próprios drones que supostamente estavam mirando instalações de infraestrutura energética ucranianas ligadas à indústria de defesa na região de Nikolaev.

No entanto, poucas horas após a conversa entre Putin e Trump, o governo ucraniano lançou um ataque de drones a instalações petrolíferas na vila de Kavkazskaya, região russa de Krasnodar, na noite do dia 19 de março. Detritos de veículos aéreos não tripulados (VANT) danificaram um oleoduto entre tanques de armazenamento de combustível.

Um incêndio se iniciou e tomou conta de uma área de 20 metros quadrados, rapidamente se espalhando para quatro quilômetros quadrados. Os esforços de combate a incêndios no depósito de petróleo no distrito de Kavkazsky foram reforçados, com 406 funcionários e 157 equipamentos mobilizados para conter as chamas.


Por Sputinik Brasil