DEFESA

China treina combate orbital com 5 satélites, questionando domínio dos EUA, diz portal

Por Sputinik Brasil Publicado em 20/03/2025 às 08:21
© AP Photo / Markus Schreiber

A China e outros concorrentes podem acabar alcançando e ultrapassando os EUA em termos de capacidades militares no espaço, relata o portal DefenceOne, citando o general Michael Guetlein, vice-chefe da Força Espacial dos Estados Unidos .

O portal esclareceu que, em 2024, os norte-americanos observaram cinco satélites chineses praticando manobras de forma síncrona na órbita da Terra.

"Isso é o que chamamos de combate aéreo no espaço. Eles estão praticando táticas, técnicas e procedimentos para realizar operações espaciais em órbita de um satélite para outro", ressaltou Guetlein.

Ele acrescentou que a lacuna nas capacidades espaciais entre os Estados Unidos e seus concorrentes mais próximos no espaço está diminuindo.

Segundo ele, anteriormente essa lacuna de capacidades era enorme, mas agora Washington precisa mudar sua abordagem em relação ao espaço, caso contrário a lacuna diminuirá ainda mais e poderá mesmo deixar de ser a favor dos EUA.

Em 2023 a mídia chinesa informou que a China elaborou um sistema de jogo espacial capaz de modelar e prever o processo de combate. Conforme os desenvolvedores, o sistema já provou sua eficácia durante uma missão espacial secreta.

Vale ressaltar que a Rússia acusa o Ocidente de querer militarizar o espaço sideral e deixa claro que o espaço deve ser mantido livre de armas e conflitos.