ORIENTE MÉDIO

Houthis reivindicam ataque a principal aeroporto de Israel com míssil hipersônico

Por Sputinik Brasil Publicado em 20/03/2025 às 01:55
© AP Photo / Osamah Abdulrahman

O movimento Ansar Allah, mais conhecido como houthis, que controla o norte do Iêmen, afirmou nesta quarta-feira (19) que atacaram o principal aeroporto de Israel com um míssil hipersônico.

O porta-voz militar Houthi, Yahya Saree, postou no site de mídia social X que as forças iemenitas "realizaram uma operação militar qualitativa contra o Aeroporto Ben Gurion na área ocupada de Jaffa usando um míssil balístico hipersônico modelo Palestine-2" e que a operação obteve êxito.

Já o Exército israelense informou nas redes sociais que "um míssil lançado do Iêmen foi interceptado pela Força Aérea Israelense antes de cruzar o território israelense.

De acordo com um porta-voz do Ansar Allah, os Houthis "continuam a combater de forma eficaz e responsável a agressão americana contra o Iêmen pelo quinto dia consecutivo" e intensificaram os ataques a navios de guerra inimigos no mar Vermelho, particularmente ao porta-aviões americano USS Harry Truman.

Os houthis haviam suspendido os ataques em território israelense em janeiro passado após o anúncio de um cessar-fogo entre Israel e o movimento palestino Hamas em Gaza, mas em 18 de março, eles atacaram a base aérea israelense de Nevatim com um míssil hipersônico.

No ano passado, os Houthis lançaram mais de 200 mísseis e 170 drones contra Israel. De acordo com as Forças de Defesa de Israel (IDF), a grande maioria não chegou ao território israelense ou foi interceptada pelos militares israelenses e aliados na região.

Israel bombardeou repetidamente alvos houthis no Iêmen em resposta aos ataques do grupo.

Além disso, os houthis realizaram 174 ataques contra navios de guerra dos EUA e quase 150 ataques contra navios mercantes no último ano e meio, de acordo com o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.

Na última sexta-feira (14), o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou que as Forças Armadas norte-americanas lançassem uma grande operação militar contra o movimento Ansar Allah (houthi), que controla o norte do Iêmen. De acordo com o Comando Central dos EUA (Centcom), esta operação em larga escala visa proteger os interesses nacionais americanos, dissuadir inimigos e restaurar a navegação na área.

Por sua vez, o porta-voz houthi, Mohamed Abdulsalam, chamou os ataques dos EUA ao Iêmen de "agressão flagrante contra um Estado independente" e disse que eles encorajam Israel a "continuar seu cerco injusto a Gaza".

Abdulsalam enfatizou que o bloqueio marítimo declarado pelo Iêmen em apoio a Gaza "se limita exclusivamente ao transporte marítimo israelense, até que a ajuda humanitária seja entregue ao povo de Gaza".