ORIENTE MÉDIO

FDI retomam operação em Gaza: 'Livrem-se do Hamas, ou é destruição total', diz ministro de Israel

Por Sputinik Brasil Publicado em 19/03/2025 às 13:10
© AP Photo / Mahmoud Essa

As forças israelenses lançaram uma operação terrestre nas partes central e sul da Faixa de Gaza para criar uma zona de proteção, disseram as Forças de Defesa de Israel (FDI) nesta quarta-feira (19).

"Nas últimas 24 horas, as tropas das FDI começaram atividades terrestres direcionadas no centro e sul da Faixa de Gaza para expandir a zona de segurança e criar uma zona de proteção parcial entre o norte e o sul de Gaza. Como parte das atividades terrestres, as tropas expandiram seu controle ainda mais para o centro do Corredor Netzarim", disseram as FDI no Telegram.

Os militares acrescentaram que decidiram enviar os combatentes da Brigada Golani para o sul da Faixa de Gaza para possíveis operações militares futuras.

Em paralelo, o ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, alertou sobre a possível necessidade dos moradores de Gaza evacuarem das zonas de combate e ameaçou destruir totalmente o enclave.

"Para os moradores de Gaza, este é o último aviso [...]. Os ataques da força aérea ao Hamas foram apenas o primeiro passo. O que vem a seguir será muito mais difícil, e vocês terão que pagar o preço integralmente. A evacuação da população das zonas de guerra começará novamente em breve. Se todos os israelenses sequestrados não forem libertos e o Hamas não for forçado a sair da Faixa de Gaza, Israel agirá com uma força que vocês nunca viram antes", disse Katz em seu discurso à população do enclave.

O ministro também pediu aos moradores de Gaza que acatassem o conselho do presidente dos EUA, Donald Trump.

"Devolvam os sequestrados e livrem-se do Hamas, então outras opções se abrirão para vocês, incluindo passagem para outras partes do mundo. A alternativa é destruição total e devastação", acrescentou Katz.