ENTREVISTA

Rússia, China e EUA buscam construir boas relações, afirma Trump à imprensa

Publicado em 18/03/2025 às 21:55
© AP Photo / Maxim Shipenkov

O presidente dos EUA, Donald Trump, opinou nesta terça-feira (18) que os governos da Rússia e da China desejam desenvolver boas relações e vice-versa.

"O presidente Xi da China quer ter boas relações conosco [EUA] e nós também queremos. E teremos. Mas há um problema que é comercial, devido a um grande desequilíbrio com a China. Já com a Rússia não temos muito comércio e eles gostariam de ter, assim como nós", comentou ele em entrevista exclusiva com a Fox News.

Segundo Trump, a Rússia tem "coisas muito valiosas", incluindo muitos recursos naturais de terras raras, exemplificou.

"Acho que seremos amigáveis com ambos os países. A China precisa muito de nós comercialmente e precisamos resolver esse déficit. Temos mais de US$1 trilhão (R$ 5,5 trilhões) de déficit, o que é inacreditável e faremos algo a respeito", garantiu ele.

O presidente dos EUA também comentou a conversa telefônica que teve com seu homólogo russo, Vladimir Putin, que durou cerca de duas horas.

"E acho que tivemos uma ótima ligação, que durou quase duas horas; falamos sobre muitas coisas para alcançarmos a paz [no conflito na Ucrânia], e conversamos sobre outras coisas," disse Trump em uma entrevista à Fox News.

Ele ainda negou que Putin tenha pedido o fim da assistência militar à Ucrânia e confirma que Rússia tem vantagem no campo de batalha.

O Kremlin divulgou um comunicado sobre a conversa entre os dois mandatários mais cedo, afirmando que houve uma troca de opiniões francas e detalhadas entre os líderes a respeito da situação na Ucrânia.


Por Sputinik Brasil