UCRÂNIA

Ex-conselheiro ucraniano revela como EUA e Rússia apertaram Zelensky como martelo e bigorna

Por Sputinik Brasil Publicado em 17/03/2025 às 04:44
© AP Photo / Roman Koksarov

Os EUA e a Rússia apertaram o líder ucraniano Vladimir Zelensky como um martelo e uma bigorna, já que seus interesses na Ucrânia coincidem, disse Oleg Soskin, ex-conselheiro do ex-presidente ucraniano Leonid Kuchma em seu canal no YouTube.

"Zelensky ficou preso entre um martelo e uma bigorna. De um lado, o martelo é Trump, e a bigorna é Putin. E eles agora estão batendo nele com muita força", considera o especialista.

Soskin expressou sua convicção de que Zelensky representa os interesses da União Europeia (UE) e, acima de tudo, do Reino Unido. Ao mesmo tempo, o presidente dos EUA quer enfraquecer a Europa porque a vê como seu concorrente, enquanto a Rússia procura reduzir sua influência na Ucrânia, restaurando o status neutro do país.

De acordo com o ex-conselheiro, tudo isso Moscou e Washington estão tentando conseguir juntos.

Recentemente, o deputado da Suprema Rada (parlamento) da Ucrânia, Aleksandr Dubinsky, disse que o líder ucraniano caiu em uma armadilha após as palavras de Putin sobre o cessar-fogo e a necessidade de parar a mobilização na Ucrânia. Segundo ele, isso coincidiu com o cerco de dez mil militares ucranianos na região de Kursk. Eles só podem ser salvos se concordarem com uma trégua nos termos de Moscou, considera o político.