ORIENTE MÉDIO

Líder houthi diz que todos os navios dos EUA estão proibidos de passar pelos mares Vermelho e Árabe

Por Sputinik Brasil Publicado em 16/03/2025 às 20:37
© Mass Communications Spc. 2nd Class Moises Sandoval

O líder do movimento iemenita Ansar Allah, também conhecido como houthis, Abdul Malik al-Houthi, disse neste domingo (16) que todos os navios dos EUA seriam impedidos de passar pelos mares Vermelho e Arábe, junto com embarcações israelenses, se os ataques dos EUA ao Iêmen continuarem.

Mais cedo, os Houthis alegaram ter atacado o porta-aviões americano Harry Truman e outros navios de guerra no Mar Vermelho com mísseis e drones em retaliação aos ataques de ontem.

"O porta-aviões e os navios de guerra dos EUA serão um alvo para nós, e a decisão de proibir o transporte também afetará os americanos enquanto eles continuarem com sua agressão", disse o comunicado.

Mais de 30 pessoas foram mortas e mais de 100 ficaram feridas no Iêmen em resultado dos ataques aéreos lançados pelos Estados Unidos, informou, mais cedo, o Ministério da Saúde do governo houthi.

Campanha de ataques

Em novembro de 2023, o Ansar Allah, apoiado pelo Irã, lançou uma campanha de ataques a navios mercantes supostamente ligados a Israel para os impedir de transitar pelos mares Arábico e Vermelho enquanto a Faixa de Gaza não recebe os alimentos e medicamentos de que necessita.

Diante da ameaça de ataques em uma área-chave para o comércio global, particularmente de petróleo, diversas companhias de navegação optaram por enviar seus navios pela rota do sul da África, aumentando o tempo e o custo do transporte.

Trump reconheceu o movimento houthi como terrorista pouco antes do fim de seu primeiro mandato (2017-2021), em janeiro de 2021, mas seu sucessor Joe Biden o removeu da lista no mesmo ano.

Em 4 de março, os Estados Unidos novamente designaram o movimento Ansar Allah como organização terrorista.