INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

DeepSeek ajuda a combater corrupção nos governos locais na China, relata mídia

Publicado em 16/03/2025 às 10:19
© AP Photo / Andy Wong

As autoridades regionais da China estão adotando a plataforma chinesa de inteligência artificial (IA) DeepSeek para combater a corrupção e a ineficiência, em resposta à diretriz do governo central de aproveitar essas ferramentas para melhorar a governança, relata o jornal chinês South China Morning Post (SCMP).

O jornal destaca que muitas províncias chinesas estão aplicando a IA DeepSeek no contexto da luta contra corrupção nos governos e empresas locais.

"A tecnologia melhorou muito a precisão, a eficiência e o caráter científico do trabalho de supervisão e, depois de cálculos sistemáticos, 11 casos suspeitos foram eliminados", ressalta o jornal, citando as autoridades de Suihua, uma cidade na província de Heilongjiang, no nordeste do país.

Além disso, o SCMP elabora que a China tem uma tendência crescente de uso da IA na administração pública.

No entanto, continua a publicação, hoje a IA ainda tem um efeito limitado na repressão da corrupção.

"Os grandes casos de corrupção em larga escala costumam ser difíceis de rastrear, mesmo com a IA. Por enquanto, o DeepSeek pode ajudar apenas na identificação de abusos menores e mais rotineiros", finaliza o artigo, citando Alfred Wu, professor associado da Escola de Políticas Públicas Lee Kuan Yew, em Cingapura.

Anteriormente, a revista norte-americana Foreign Affairs relatou que a DeepSeek está dominando rapidamente o mercado global de inteligência artificial, o que representa uma séria ameaça à liderança tecnológica dos EUA.


Por Sputinik Brasil