DECLARAÇÃO

Assessor de Erdogan: UE não tem direito de dar lições de democracia a ninguém

Publicado em 16/03/2025 às 07:34
© Sputnik / Aleksei Vitvitsky

A União Europeia (UE) "é o homem doente da Europa" moderna, ela não tem direito de dar lições de democracia, nem à Turquia, nem a outros países, afirmou Mehmet Ucum, conselheiro sênior do presidente turco Recep Tayyip Erdogan na rede social X.

Ucum sublinhou que as próprias instituições democráticas da UE estão em crise, por isso os europeus devem resolver seus problemas internos em vez de falar sobre problemas de democracia noutros países.

"A doente UE não pode dar à Turquia lições de democracia e de direito, eles que lidem com sua crise de democracia e direito. Que prestem atenção aos problemas de justiça social", ressaltou o assessor.

Ele acrescentou que o comportamento da UE é hipócrita e falso e acusou o bloco de colonialismo.

"A UE está sendo dúbia e dissimulada, [...] isso é evidência da total incompreensão e arrogância, resultado de uma mentalidade colonialista", enfatizou o oficial.

Entretanto, ele lembrou três principais exemplos de violações de direitos humanos na UE:

Coletes amarelos protestam em Paris
"Coletes amarelos" protestam em Paris

Ele finalizou dizendo que, a partir de agora, a questão da adesão da Turquia à UE será baseada no desenvolvimento conjunto da cooperação jurídica, e Ancara não permitirá que Bruxelas imponha exigências.


Por Sputinik Brasil