EXPULSÃO

EUA expulsam embaixador da África do Sul no país por 'explorar questões raciais' e 'odiar Trump'

Publicado em 14/03/2025 às 21:00
© AP Photo / Cliff Owen

Os Estados Unidos (EUA) expulsaram nesta sexta-feira (14) o embaixador da África do Sul, em Washington, Ebrahim Rasool, que assumiu o posto em janeiro.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que acusou Rasool de "explorar questões raciais" e de "odiar a América e Trump".

Ao citar uma reportagem que firma que Rasool disse que Trump está liderando um movimento de supremacia branca, Rubio classificou o embaixador sul-africano de "persona non grata", que nas relações internacionais indica que o representante oficial estrangeiro não é mais bem-vindo no país.

Em fevereiro o governo do presidente Donald Trump cortou apoio financeiro ao país africano alegando discriminação contra brancos. Assessor de Trump e sul-africano o bilionário Elon Musk declarou que os sul-africanos brancos têm sido vítimas de "leis racistas de propriedade".

O presidente americano afirmou que o governo sul-africano estava discriminando brancos ao desapropriar terras para cumprir a lei reforma agrária no país. Pessoas brancas representam cerca de 8% da população sul-africana, mas possuem 75% das terras agrícolas, enquanto cidadãos negros, representam 80% da população, mas detêm 4% dessas áreas.

Elon Musk, cujas esperanças de levar a Starlink para a África do Sul estão sendo adiadas por uma legislação de empoderamento negro, também criticou sua terra natal, perguntando por que tinham "leis de propriedade abertamente racistas".


Por Sputinik Brasil