CONFLITO

Exército ucraniano retira da região de Kursk, abandonando seu melhor equipamento, diz mídia

Por Sputinik Brasil Publicado em 14/03/2025 às 06:04
© Sputnik / Stanislav Krasilnikov / Acessar o banco de imagens

As unidades das forças ucranianas que até há pouco ocupavam partes da região de Kursk deixaram suas melhores armas para o Exército russo ao retirarem sob pressão da ofensiva russa, relata a revista americana Forbes.

A mídia destaca que os ucranianos tentaram retirar sob a cobertura da noite para o lado ucraniano da fronteira devido à falta de apoio material às unidades em Sudzha, tendo abandonado equipamento militar crucial.

"Todo o equipamento pesado que não pudessem levar com eles, simplesmente abandonaram-no, deixando-o, na prática, para ser tomado pelos russos", ressalta a publicação.

Observa-se que os russos capturaram, então, os melhores veículos e peças de artilharia pertencentes às brigadas ucranianas localizadas na região de Kursk.

A pior perda para os ucranianos neste caso, continua o artigo, foram veículos blindados de combate Bradley, porque a administração Trump não planeja enviar mais armas desse tipo à Ucrânia.

Além disso, as forças ucranianas abandonaram um tanque norte-americano M-1 Abrams, o obuseiro M-777 e outros.

Assim, finaliza a publicação, os ucranianos perderam cerca de 500 veículos e outros equipamentos pesados em Kursk e isso não obstante a Rússia ser capaz de produzir e usar mais equipamento do que os ucranianos.

No final da semana passada, o Exército russo lançou uma ofensiva em grande escala na região de Kursk, tendo liberado muitos povoados em poucos dias. Ontem (13), O Ministério da Defesa da Rússia informou que as tropas russas haviam liberado a cidade de Sudzha e mais dois povoados.