Políticas econômicas 'caprichosas' de Trump podem mergulhar os EUA na recessão, diz analista

As políticas econômicas erráticas do presidente dos EUA, Donald Trump, como tarifas de exportação, correm o risco de levar a economia à uma recessão, disse Marshall Auerback, pesquisador associado do Instituto de Economia Levy do Bard College.
Os três principais índices de ações dos EUA em Wall Street — o blue-chip S&P 500, o amplo Dow Jones Industrial Average e o Nasdaq Composite, de alta tecnologia — caíram no início da semana em meio a preocupações sobre as políticas comerciais do presidente Trump.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, atribuiu essa queda à uma transição do legado econômico deixado pelo governo Biden.
"É provável que tenhamos uma recessão. E ela é 'made in America', tudo por causa das políticas econômicas caprichosas de Donald Trump (especialmente as tarifas), que provavelmente causarão uma inflação maior e, portanto, manterão as taxas de juros mais altas", disse Auerback.
O especialista observou que os altos níveis de dívida privada no país tornaram a economia dos EUA vulnerável a choques econômicos sérios como os que os mercados estão esperando.
Na semana passada, as tarifas de 25% de Trump sobre produtos do México e Canadá, junto com um novo aumento de 10% sobre importações chinesas, entraram em vigor. O trio respondeu aplicando tarifas retaliatórias e outras medidas sobre produtos importados dos Estados Unidos.