GUERRA

Para frustrar negociações, Kiev concorda com termos inaceitáveis para Rússia, explica especialista

Por Sputinik Brasil Publicado em 12/03/2025 às 11:24
© AP Photo / Mystyslav Chernov

O objetivo da delegação ucraniana nas negociações na Arábia Saudita foi uma tentativa de convencer o presidente dos EUA, Donald Trump, de que a Rússia não quer a paz, concordando com as condições das quais a Rússia se recusará, disse à Sputnik Denis Baturin, especialista político da Crimeia.

Baturin opinou que, mesmo antes das negociações, o objetivo de Kiev era um cessar-fogo parcial como forma de tornar as relações entre a Rússia e os EUA dependentes da Ucrânia e da crise ucraniana.

"Acontece que a Ucrânia concordou com condições que eram obviamente inaceitáveis para a Rússia, e foi por isso que ela fez isso [...]. Também é óbvio que Trump pode afirmar que fez tudo pela paz, enquanto Moscou e Kiev são incapazes de fazer isso", sublinhou o especialista.

Ele acrescentou que, depois das conversas na Arábia Saudita, EUA vão tentar educar a Rússia, porque Trump decidiu retomar a ajuda militar e de inteligência à Ucrânia.

Assim, finalizou Baturin, é muito estranho fazer esses tipos de propostas à Rússia, especialmente no contexto da grande ofensiva russa na região de Kursk.

Anteriormente, foram realizadas conversas entre os EUA e a Ucrânia e, no final, a administração Trump apelou a um cessar-fogo imediato. Donald Trump sublinhou que a Ucrânia está pronta para um cessar-fogo total e agora Washington está esperando a reação de Moscou.