Houthis dizem que retomarão ataques a navios israelenses devido à recusa em entregar ajuda a Gaza

O movimento iemenita Ansar Allah, também conhecido como houthis, está pronto para retomar os ataques a navios ligados a Israel no mares Vermelho e Arábico e no estreito de Bab al-Mandab, depois que Israel se recusou a retomar as entregas de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, disse o porta-voz militar houthi, Yahya Saree.
"Confirmamos a renovação da proibição de todos os navios israelenses cruzarem o mar Vermelho, o mar Arábico, o estreito de Bab al-Mandab e o golfo de Áden. A proibição entra em vigor a partir do momento em que for anunciada", disse Saree nesta terça-feira (11).
Qualquer embarcação israelense que tentar navegar pelas áreas designadas será atacada, acrescentou.
"Os ataques continuarão até que as passagens de fronteira para a Faixa de Gaza sejam abertas e o fluxo de ajuda humanitária, alimentos básicos e medicamentos seja retomado", disse Saree.
Investidas no mar Vermelho
Em novembro de 2023, os houthis, que contam com o apoio do Irã, iniciaram uma campanha de ataques a navios mercantes relacionados a Israel para impedir que transitem pelos mares Árabe e Vermelho enquanto a Faixa de Gaza não recebe os alimentos e medicamentos de que necessita.
Diante do perigo de ataques em uma área-chave para o comércio mundial, particularmente para o petróleo, várias companhias de navegação optaram por enviar seus navios ao redor da África, o que desacelera e encarece o transporte.
Desde meados de dezembro passado, os EUA e seus aliados têm conduzido uma operação nessa região, que inclui bombardeios em território iemenita para dissuadir os houthis de atacar navios mercantes e garantir a liberdade de navegação.
Altos responsáveis do Ansar Allah afirmaram em mais de uma ocasião que continuarão a realizar operações militares até que Israel cesse a agressão contra a Faixa de Gaza.
Por Sputinik Brasil