RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Rússia admite contato 'bastante intenso' com os EUA, mas visita de Witkoff ainda não foi confirmada

Por Sputinik Brasil Publicado em 11/03/2025 às 09:25
© AP Photo / Russian Foreign Ministry Press Service

A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, se recusou a confirmar os relatos de que o enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, viajará para a Rússia nesta semana, mas descreveu os contatos atuais entre Moscou e Washington como "bastante intensos".

"Os contatos bilaterais com os EUA durante este período são bastante intensos, seu nível e formato geralmente são acordados muito rapidamente no processo de trabalho", disse Zakharova.

A representante do Ministério das Relações Exteriores prometeu manter os jornalistas "atualizados conforme os acontecimentos se desenrolam".

Anteriormente, a Bloomberg informou, citando pessoas familiarizadas com o assunto, que o enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, vai viajar para Moscou para se encontrar com o presidente russo Vladimir Putin.

De acordo com a apuração, Witkoff deve participar de uma reunião entre os EUA e a Ucrânia nesta semana na cidade saudita de Jidá, com o objetivo de intermediar a paz no conflito com a Rússia.

O portal de notícias Axios informou que o enviado dos EUA viajará para Moscou na próxima quinta-feira (13).

No dia 18 de fevereiro, delegações oficiais da Rússia e dos Estados Unidos se reuniram pela primeira vez na Arábia Saudita para buscar a normalização das relações entre as duas grandes potências, organizar a primeira cúpula entre Putin e Trump e facilitar possíveis negociações para resolver o conflito ucraniano.