PANORAMA INTERNACIONAL

Colunista reconhece erro da expansão da OTAN para leste

Por Sputinik Brasil Publicado em 11/03/2025 às 06:17
© AP Photo / Vadim Ghirda

A expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para o Leste Europeu foi um erro, escreve o colunista americano William Sullivan.

George Kennan, diplomata estadunidense, crítico da expansão da OTAN "previu que os russos iriam 'gradualmente reagir de forma bastante negativa', e que a decisão 'faria os pais fundadores deste país se revirarem em seus túmulos'", observa o autor do artigo.

Segundo ele, a expansão da OTAN após o colapso da União Soviética foi um grande problema para a Rússia [...]. E o fato de [o ex-secretário de Estado dos EUA] Kissinger ter chamado países inteiros entre o Oriente e o Ocidente de ' terra de ninguém' sugere que, em 1994, ele ainda via a situação como uma guerra fria contínua, escreve o colunista.

Recentemente, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, observou que as declarações de representantes da administração Trump de que o arrastamento da Ucrânia para a OTAN foi uma das causas principais do conflito na Ucrânia é "um passo na direção certa".