ORIENTE MÉDIO

Israel elabora plano de pressão sobre Hamas em meio a risco de colapso do cessar-fogo, diz mídia

Por Sputinik Brasil Publicado em 09/03/2025 às 10:38
© AP Photo / Maya Alleruzzo

Israel planeja aumentar a pressão sobre o movimento palestino Hamas antes de uma nova invasão da Faixa de Gaza, já que as negociações para estender o cessar-fogo no exclave foram interrompidas, relata o jornal The Wall Street Journal.

O jornal destaca que a pressão aumentará gradualmente e que o último recurso será a retomada das hostilidades. Observa-se que, no início de março, Israel já tinha cortado a ajuda humanitária a Gaza e esse passo foi o primeiro do que provavelmente será feito.

"As próximas ações incluiriam o corte de eletricidade e água […]. As medidas foram discutidas em uma reunião de gabinete no último fim de semana", ressaltou Bezalel Smotrich, o ministro das Finanças de Israel.

O jornal cita a opinião de um analista israelense de segurança segundo o qual Israel pode lançar uma série de ataques aéreos, bem como vários ataques táticos contra o Hamas.

Ele acrescenta que, depois, o Exército israelense pode mais uma vez anunciar a retirada forçada de centenas de milhares de palestinos do norte da Faixa de Gaza para o sul.

"Israel poderia invadir novamente a Faixa de Gaza com muito mais poder militar do que o utilizado até agora no conflito, com o objetivo de manter o território e ocupá-lo efetivamente, enquanto ataca os remanescentes do Hamas", finaliza o jornal, citando fontes familiarizadas com o assunto.

Anteriormente, a mídia israelense relatou que os militares israelenses acabaram a elaboração do plano que permite a saída de 2.500 moradores da Faixa de Gaza para países que estão prontos para receber palestinos.