ORIENTE MÉDIO

Hamas apresenta 3 condições para negociações da segunda fase do acordo de trégua

Por Sputinik Brasil Publicado em 09/03/2025 às 00:03
© AP Photo / Abed Hajjar

O movimento palestino Hamas apresentou três condições para o início das negociações sobre a segunda fase do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, disse o porta-voz do Hamas, Hazem Qassem.

O Hamas já havia relatado sinais positivos sobre o início das negociações da segunda fase do acordo.

"Apresentamos três condições: uma troca de prisioneiros, uma retirada completa (do exército israelense) da faixa e um cessar-fogo permanente", disse Qassem à televisão Al Jazeera.

Mais cedo, o serviço de notícias estatal do Egito informou que uma delegação do Hamas chegou ao Cairo para discutir medidas para implementar o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza e avançar nas negociações para avançar para a segunda fase do acordo.

Enquanto as negociações para estender o cessar-fogo acordado entre Israel e Hamas não haviam sequer começado, foi registrado neste sábado (8) um ataque aéreo israelense que matou dois palestinos em Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

O Exército israelense confirmou que um avião da Força Aérea atacou um drone que cruzou de Israel para o sul de Gaza.

O acordo de cessar-fogo de Gaza que entrou em vigor em janeiro prevê que os 59 reféns restantes mantidos pelo Hamas sejam libertados na segunda fase, durante a qual os planos finais para encerrar a guerra seriam negociados.