VIOLÊNCIA

Homem é baleado dentro de padaria em Pinheiros; é o segundo caso no bairro em 2 dias

Publicado em 08/03/2025 às 16:45
Reprodução/Google Maps

Um homem de 55 anos foi baleado durante um assalto dentro de uma padaria na rua Simão Álvares, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. O caso aconteceu às 17 horas de sexta-feira, 7, apenas um dia após outro homem ser baleado em tentativa de assalto no bairro, na Rua Capote Valente.

As duas vítimas foram levadas ao Hospital das Clínicas, onde foram encontradas soluções internas. Não há mais informações sobre o estado de saúde delas.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), mais de um criminoso participou do assalto à padaria artesanal Fazemos Pão na sexta.

Um homem de 41 anos teve seu celular levado por crimes e relatado à polícia que estava no estabelecimento quando foi abordado por um homem armado que anunciou o assalto e tomou seu celular.

Posteriormente, um segundo suspeito teria entrado em luta corporal com o homem de 55 anos e efetuou o disparo de arma de fogo contra ele. Os suspeitos - não há previsão de quantos eram, no total - fugiram em seguida.

No perfil do Instagram da Fazemos Pão, clientes e moradores de Pinheiros reclamam da violência no bairro e prestam apoio à equipe da padaria. "Melhor padaria do mundo! Que a insegurança de Pinheiros e de SP não cansa o brilho de vocês", escreveu uma mulher nos comentários de uma publicação.

A reportagem interna à empresa, mas ainda não recebeu retorno. Também buscou o Hospital das Clínicas para saber o estado de saúde das vítimas desta sexta, 7, e da quinta-feira, 6, mas não teve resposta.

Ambos os casos desta semana foram registrados como tentativa de latrocínio pelo 14º DP, de Pinheiros, que realiza diligências para identificar e prender os criminosos.

Como mostrou o Estadão, dados da SSP indicam que, em janeiro de 2025, houve um aumento de 20% dos roubos em Pinheiros em relação ao mesmo mês do ano passado.

O bairro é um dos mais vistos na capital paulista pelos criminosos que passam por falsos entregadores.

Os casos de latrocínio, em que o roubo é seguido de morte, também cresceram na cidade. Houve alta de 23,2% em 2024, em comparação com 2023. E em janeiro deste ano, um jovem já havia sido baleado e morto em Pinheiros durante um roubo de celular.

Questionado pela reportagem sobre o aumento da criminalidade em São Paulo e na região de Pinheiros, a SSP disse que "intensificou suas ações de enfrentamento à criminalidade, com foco especial nos crimes violentos, investindo em tecnologia e reforçando as equipes de patrulhamento com base nas estatísticas e nas denúncias da população".

A massa ressalta que “na área da 3ª Delegacia Seccional (Oeste), que inclui o bairro de Pinheiros, os roubos registraram queda de 3,32%, enquanto o número de prisões aumentou 14% em janeiro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado”.

Cita também que “36 armas de fogo ilegais foram apreendidas” e que a mulher conhecida como “Mãinha do Crime”, devidamente financiada de crimes de latrocínio na capital, foi presa.