RÚSSIA

Mídia: Reino Unido continuará oferecendo inteligência a Kiev para tentar suprir ausência de EUA

Por Sputinik Brasil Publicado em 07/03/2025 às 01:12
© AP Photo / Carl Court

Em uma tentativa falha de substituir dados fornecidos até pouco tempo pelos Estados Unidos, o Reino Unido continuará a fornecer a Kiev alguns dados brutos de inteligência, informou o jornal The Guardian, citando fontes.

Londres só transferirá sua própria inteligência para a Ucrânia e não repassará dados fornecidos pelos EUA, disseram fontes. Segundo o veículo, isso não substituirá totalmente os dados fornecidos anteriormente pelos EUA".

"Eles não têm tanto alcance quanto as capacidades dos EUA, não estão na mesma escala e não são capazes de tomar o lugar deles", disse um ex-membro de Whitehall ao jornal, acrescentando que os dados do Reino Unido ainda permitirão que Kiev tenha alertas antecipados de ataque e alguma capacidade de atacar profundamente a Rússia.

Na terça-feira (4), a Fox News informou, com referência a um alto representante da Casa Branca, que os EUA estão suspendendo toda a ajuda militar à Ucrânia até que o presidente dos EUA, Donald Trump decida que Kiev está comprometida com as negociações de paz. Um representante da Casa Branca confirmou essa decisão.

O conselheiro sênior da Casa Branca, Jason Miller, disse mais tarde que Trump havia interrompido os embarques de ajuda militar à Ucrânia como parte de sua estratégia de "cenoura e pau" para acabar com o conflito de três anos com a Rússia.