ARQUEOLOGIA

Arqueólogos revelam canoa polinésia antiga que conta muito sobre história da Nova Zelândia (FOTOS)

Por Sputinik Brasil Publicado em 06/03/2025 às 08:45
© Foto / Manatū Taonga Ministry for Culture and Heritage

Os arqueólogos revelaram uma canoa polinésia tradicional que se chama waka, potencialmente reformulando a compreensão da história da Polinésia, relata o portal Arkeonews.

Destaca-se que waka é uma canoa tradicional polinésia, geralmente feita de madeira, projetada para viagens oceânicas, e essas embarcações geralmente são equipadas para velejar ou remar e desempenham um papel importante na cultura polinésia.

Peça esculpida de waka encontrada em um riacho.
Peça esculpida de waka encontrada em um riacho.

Vale ressaltar que nos tempos antigos waka era usada para transporte, pesca e atividades sociais e culturais, simbolizando a conexão das comunidades com o mar e seu espírito de exploração.

A descoberta de esculturas exclusivas, obsidiana gravada e corda trançada sugere que a waka pode ter uma idade considerável. O arqueólogo Justin Maxwell, que está liderando o projeto, expressou sua surpresa com as descobertas, afirmando que ninguém havia encontrado uma waka como essa antes.

"A descoberta é uma das mais significativas na arqueologia da Polinésia e da Nova Zelândia [...]. Há muita história a ser contada, e ainda nem sequer arranhamos a superfície", enfatizou Maxwell.

Embora os cientistas tenham suas teorias sobre as origens da waka, os iwi e os Moriori locais têm suas próprias perspectivas. O monitor cultural Tom Lanauze, descendente de Ngati Mutunga e Moriori, acredita que a waka pode estar ligada a relatos históricos de embarcações moriori.

Local da escavação da waka.
Local da escavação da waka.
"Acredito que seja uma waka moriori que está ali, mas, como dizem, deixe a waka contar sua história", sublinhou Lanauze.

Assim, finaliza o artigo, a descoberta da waka oceânica representa um momento crucial na arqueologia da Nova Zelândia, lançando luz sobre a rica história marítima e o patrimônio cultural da região.