ENERGIA ELÉTRICA

Apagão para Buenos Aires e deixa capital argentina sem luz

Por Sputinik Brasil Publicado em 05/03/2025 às 23:04
© AP Photo / Rodrigo Abd

Mais de 660 mil pessoas ficaram sem eletricidade na capital argentina, Buenos Aires, no segundo apagão registrado em menos de 24 horas.

A falta de luz paralisou linhas do metrô, deixando centenas de pessoas presas com sensação térmica de 42°. Sem sinalização no trânsito, houve caos na circulação de veículos na zona central.

O Congresso Nacional, a sede da Suprema Corte de Justiça e a Casa Rosada também foram afetados pelos cortes de eletricidade. O serviço elétrico começou a ser restabelecido a partir das 15 horas.

A empresa elétrica Edesur, que atende o sul de Buenos Aires, informou na rede social X que "ocorreu uma falha em uma linha de alta tensão", o que afeta várias subestações.

Outro apagão de grande escala, registrado na madrugada, já havia ocorrido. O serviço foi restabelecido para 70% dos afetados no meio da tarde, mas cerca de 200 mil clientes ainda estavam sem eletricidade.

As tarifas de luz em Buenos Aires aumentaram 268% em 2024, enquanto a inflação chegou a 117,8%, segundo um relatório da Universidade de Buenos Aires e do instituto científico Conicet.