PRISÃO

Brasileiro foragido por fraude de criptomoedas na Operação Kryptos é preso nos EUA

Publicado em 05/03/2025 às 17:11
© Sputnik / Vladimir Astapkovich / Acessar o banco de imagens

Foragido da Justiça desde 2021, uma brasileiro suspeito de fraude envolvendo venda de criptomoedas foi preso na Flórida, EUA, informou a Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (5). A ação foi realizada pela agência americana Homeland Security Investigations (HSI), após cooperação com a PF brasileira.

O homem é acusado de participação no esquema criminoso investigado na Operação Kryptos, que movimentou ilegalmente mais de R$ 38 bilhões entre 2015 e 2021, operando uma pirâmide financeira com falsas promessas de investimentos em criptomoedas.

De acordo com as investigações, o foragido deixou o Brasil com passaporte falso e atuava nos EUA em benefício de uma organização criminosa, intermediando aquisições patrimoniais, constituindo empresas, movimentando contas bancárias, adquirindo criptoativos e providenciando documentos migratórios.

Desde agosto de 2022, o foragido era alvo de uma Difusão Vermelha da Interpol, figurando como foragido internacional. A prisão foi possível graças ao intercâmbio de informações entre a Polícia Federal e o HSI, possibilitando a localização e posterior captura.

O preso permanecerá sob custódia nos Estados Unidos enquanto são adotadas as providências para sua deportação ou extradição ao Brasil, onde poderá responder pelos crimes pelos quais é acusado, com penas que podem chegar a 26 anos de prisão.


Por Sputinik Brasil