RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Governo francês diz estar trabalhando para consertar contatos entre EUA e Ucrânia

Por Sputinik Brasil Publicado em 05/03/2025 às 09:52
© Sputnik / Vladimir Sergeyev / Acessar o banco de imagens

A França está participando dos esforços para melhorar os contatos entre Kiev e Washington para o início das negociações de paz na Ucrânia, disse a porta-voz do governo francês, Sophie Primas, nesta quarta-feira (5).

"França, Reino Unido, o presidente [da França Emmanuel] Macron identificaram a intenção e sugeriram uma trégua. Obviamente, é isso que está sendo estudado no âmbito das negociações com os Estados Unidos. França e Europa têm tentado restaurar a conexão entre os EUA e a Ucrânia para alcançar o cessar-fogo e a possibilidade de negociações pacíficas", disse Primas em uma entrevista à emissora francesa LCI.

O presidente russo Vladimir Putin disse em janeiro que o objetivo de resolver o conflito na Ucrânia não deveria ser um breve cessar-fogo e uma pausa para reagrupar e rearmar forças para continuar o conflito, mas uma paz de longo prazo.

O discurso recente do presidente dos EUA, Donald Trump, ao Congresso mostrou que tal visão das coisas é apoiada e o diálogo EUA-Ucrânia está sendo restaurado, embora nada tenha sido decidido ainda, disse a porta-voz.

"Isso é bom, porque cortar laços com os EUA obviamente não é do interesse de ninguém. E nesse contexto, e no contexto do acordo de minerais, que parece que vai acontecer, podemos ter condições para a paz que nos permitirão estabelecer uma paz duradoura e de longo prazo", acrescentou Primas.

Na terça-feira (4), Trump disse durante seu discurso ao Congresso que no início do dia havia recebido uma carta do líder ucraniano Vladimir Zelensky que expressava a prontidão da Ucrânia em retomar as negociações para alcançar uma paz duradoura.

Na segunda-feira (3), Macron disse em uma entrevista ao Le Figaro que ele e o primeiro-ministro do Reino Unido, Kier Starmer, fizeram uma proposta para um cessar-fogo de infraestrutura aérea, naval e energética na Ucrânia que duraria um mês. Macron disse que a proposta não cobria a situação no terreno, pois a extensão da frente de batalha dificultava a verificação do cumprimento do cessar-fogo.

As negociações entre Trump e Zelensky em Washington na última sexta-feira (28) fracassaram após sua altercação verbal na frente de repórteres no Salão Oval. O líder ucraniano foi criticado por sua suposta falta de gratidão pela ajuda dos EUA e comportamento desrespeitoso na Casa Branca.