TECNOLOGIA MILITAR

Avançado drone WZ-9 da China desafia seriamente forças dos EUA no Indo-Pacífico, diz jornal

Por Sputinik Brasil Publicado em 04/03/2025 às 07:32
© AP Photo / Jason Tarleton

A implantação pela China de seu mais avançado drone de vigilância de longo alcance no mar do Sul da China é um grande desafio para os aviões furtivos dos EUA e superioridade aérea na região, disse o ex-instrutor do Exército de Libertação Popular (ELP) da China Song Zhongping, escreve South China Morning Post.

O portal de notícias de defesa dos EUA The War Zone informou na semana passada que as imagens de satélite confirmaram que drones WZ-9 de elevada altitude e grande autonomia de voo estavam operando em uma importante base militar na ilha sul de Hainan desde o mês de dezembro.

Os referidos drones foram detectados na base aérea de Ledong, perto de outros locais estratégicos, incluindo a base naval de Yulin, que abriga submarinos com mísseis balísticos nucleares, segundo o portal.

O veículo aéreo não tripulado propulsado por motor a jato é capaz de operar a uma altitude de até 25 km, com autonomia de voo de até 35 horas, além disso os seus radares podem analisar até 500 km de distância, permitindo uma vigilância constante através de vastas regiões marítimas, detalha War Zone.

De acordo com Zhongping, a matriz de radares do drones desafiou seriamente a confiança dos militares norte-americanos na tecnologia furtiva para superioridade aérea e enfraqueceu a força de combate dos EUA no Indo-Pacífico.