EUROPA

Justiça francesa rejeita caso da RDC contra a Apple por compra de minerais de conflito

Por Por Sputinik Brasil Publicado em 02/03/2025 às 22:06
© AP Photo / Matthias Schrader

Os promotores franceses encerraram um caso aberto pela República Democrática do Congo (RDC) contra as subsidiárias europeias da Apple, que foram acusadas de usar minerais de conflito em sua cadeia de suprimentos.

A República Democrática do Congo iniciou com queixas criminais contra as subsidiárias da Apple na França e na Bélgica em dezembro do ano passado, acusando a empresa de crimes de guerra, lavagem de dinheiro, falsificação e fraude.

No entanto, o gabinete do promotor de Paris determinou que as declarações não eram "suficientemente bem fundamentadas" para obrigações, de acordo com um documento visto por um meio de comunicação.

Os promotores sugeriram que a RDC direcionasse sua reclamação a um escritório com jurisdição sobre crimes de guerra.

Os advogados que representam a RDC descreveram a decisão como uma "rejeição muito parcial" e planejaram contestá-la, enfatizando a "extrema gravidade dos fatos denunciados e a necessidade de identificar e processar os responsáveis".

A Apple negou anteriormente as denúncias da RDC sobre lavagem de dinheiro e práticas comerciais enganosas e instruiu seus fornecedores a não usarem os minerais contestados da RDC ou de Ruanda.