RÚSSIA

Forças aeroespaciais russas lançam foguete Soyuz-2.1b

Publicado em 02/03/2025 às 20:56
© Sputnik / Grigory Sysoev / Acessar o banco de imagens

As Forças Aeroespaciais Russas lançaram com sucesso o veículo de lançamento Soyuz-2.1b do Cosmódromo de Plesetsk, informou o Ministério da Defesa Russo neste domingo (2). De acordo com o comunicado, o foguete foi lançado “no interesse do Ministério da Defesa da Rússia”.

Ontem (1º), a nave espacial de carga russa Progress MS-30 atracou na Estação Espacial Internacional, levando combustível, alimentos e suprimentos sanitários, bem como um novo trajeto espacial para cosmonautas russos; a atração foi transmitida pela Roscosmos.

Demorou cerca de nove minutos para lançar a nave espacial em órbita e o voo levou quase 50 horas. Durante a viagem, a Progress MS-30 fez 34 revoluções ao redor da Terra. No total, a missão orbital da nova nave espacial de carga deve durar 193 dias.

Já a Progress MS-30 entregaria quase 2,6 toneladas de carga para a ISS, incluindo equipamentos e hardware para os sistemas da estação e kits para experimentos científicos. A espaçonave também entregou roupas e alimentos para os cosmonautas, suprimentos médicos e higiênico-sanitários, 950 quilos de combustível, 420 quilos de água potável e 50 quilos de nitrogênio. Além disso, a carga inclui um novo trajeto espacial para trabalho no espaço sideral, o Orlan-MKS No.

Durante o ano de 2024, a Rússia realizou seis lançamentos, dois tripulados, de nave espacial Soyuz MS, e quatro de carga, de Progress MS. Em 23 de setembro, os astronautas russos Oleg Kononenko e Nikolai Chub completaram um recorde de voo espacial de 373 dias no âmbito da EEI. Como resultado dessa expedição, Oleg Kononenko atingiu um recorde mundial de duração total de voos espaciais – 1.110 dias.


Por Sputinik Brasil