Saiba como visitar 1º filhote de urso-polar nascido na América Latina
Geral, Zoológico, leões, ursos, filhotes, Criação, Carnaval

O Aquário de São Paulo apresentou ao público o primeiro filhote de urso-polar nascido na América Latina. Nur (luz em árabe) é filha dos ursos-polares Aurora e Peregrino, que chegou ao país há dez anos, vinda do Zoológico de Kazan, na Rússia.
A iniciativa de enviar o casal para o Brasil foi uma ação internacional para garantir a preservação da espécie. Nur nasceu em 17 de novembro de 2024 e simboliza a luta contra o aquecimento global.
Notícias relacionadas:
- Aquário de São Paulo anuncia nascimento de seu primeiro urso-polar.
- Zoológico de São Paulo abre novo espaço dedicado às ararinhas-azuis.
- SP: Zoológico comemora sucesso em reprodução de saguis-da-serra-escuro.
De acordo com o Aquário, apenas seis ursos nasceram em zoológicos no ano passado . Assim, além de comemorar a chegada de Nur , a equipe do Aquário reforçou o monitoramento antes e depois de seu nascimento, porque o primeiro ano de vida de um urso-polar representa um período crítico para a sobrevivência em razão de sua fragilidade. A transição da toca para o recinto fora do ninho foi baseada nos sinais que o filhote apresentou.
“O futuro não é a gente que decide [porque] ela começa a mostrar para a gente os sinais de que está pronto para sair da toca e explorar o seu recinto”, disse a veterinária-chefe do Aquário, Laura Reisfeld.
O nascimento de Nur, além de ser um marco histórico, é muito importante para a preservação da espécie que está ameaçada de extinção.
Mudanças no comportamento
Segundo o Aquário, a suspeita de gravidez de Aurora surgiu da observação da equipe às mudanças em seu comportamento .
A confirmação por exames tradicionais, como ultrassom, não é possível por conta da densa camada de gordura do animal, mas foi possível perceber que ela começou a passar mais tempo em sua jaula, demonstrando maior necessidade de descanso e interação com Peregrino , o que é normal porque o macho, quando está por perto, é um fator de estresse.
“Desde que os ursos chegaram houve um grande preparo. Quando um animal - manter sob cuidados humanos - reproduzir, o que faz parte do seu comportamento natural, é um presente para nós. Proporcionando um alto nível de bem-estar, conseguimos garantir que esses animais sejam saudáveis e, consequentemente, se reproduzam”, disse Laura.
O Aquário de São Paulo fica na Rua Huet Bacelar, 407, no Ipiranga, aberto à visitação todos os dias, das 9h às 17h. Os preços dos ingressos podem ser consultados no site oficial www.aquariodesp.com.br .
Leões
No Zoológico de São Paulo é possível conhecer ainda os quatro filhotes de leão que acabam de chegar à área de visitação . Também nascidas em novembro, as quatro leoazinhas são filhas da fêmea Erindi e do macho Django . Os bebês têm três meses e pesam cerca de 25 quilos.
Seus nomes foram escolhidos em alusão ao filme O Rei Leão : Nala , Kiara e Sarabi e uma delas, a Sampa , em homenagem à capital paulista. Django nasceu no Zoológico de Copenhague, na Dinamarca, e chegou ao Zoológico de São Paulo com um ano e quatro meses, em 2016. Erindi veio do Zoológico de Gaia , na Holanda, também em 2016.
Segundo o Zoo São Paulo, o Zoológico abriga outros felinos em diferentes ambientes. Ao todo são 18 leões: Amira , que nasceu no Zoológico SP em 2018, é mãe de dois filhotes com Django e filha de Iduma e Erindi , ambos cuidados no Zoológico de SP; Aisha , filha de Iduma e Erindi , nasceu junto com Amira em 2018, e é mãe de quatro leões . Nairóbi , Luanda e Malawi são as irmãs mais novas de Aisha e Amira . Já Kalahari , Aluá , Scar e Djambala são irmãos e filhos de Aisha e Django . E Maia e Mali são filhas de Amira e Django .
Durante o carnaval, o Zoo São Paulo também terá a promoção Folia em Dobro , onde o visitante compra um ingresso e ganha outro . O zoológico fica na Avenida Miguel Estefno, 4241, Água Funda. Para mais informações basta acessar.