OCIDENTE

Líder iraniano envia mensagem em ucraniano: apoio do Ocidente é 'uma miragem'

Por Por Sputinik Brasil Publicado em 01/03/2025 às 23:42
© AP Photo / Mídia Associada

Após uma briga pública entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e Vladimir Zelensky, o Líder Supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei relembrou, em ucraniano, suas palavras proferidas anteriormente sobre a falta de confiabilidade dos Estados Unidos.

No primeiro mês de março de 2022, Khamenei fez uma declaração na qual chamou o apoio dos países ocidentais de uma miragem e disse que as nações do mundo não devem depender dos EUA e da Europa. Hoje, três anos depois, ele relembrou suas palavras.

"A primeira lição da situação na Ucrânia é que o apoio das potências ocidentais a países e governos que são seus fantoches é uma miragem. Todos os governos devem entender isso. Os governos que esperam pelos EUA e pela Europa devem olhar para o estado atual da Ucrânia. 1º de março de 2022", disse Khamenei em uma mensagem na rede social X.

A fala de Khamenei foi publicada em ucraniano, como se seu objetivo fosse comentar especialmente sobre a altercação no dia anterior, quando Trump repreendeu Zelensky na Casa Branca.

O ucraniano foi aos Estados Unidos para aprovar um acordo sobre o desenvolvimento do conjunto de recursos minerais ucranianos. O presidente dos EUA causou que Zelensky concordasse com um cessar-fogo e parasse de criticar o presidente russo Vladimir Putin.

O vice-presidente JD Vance chamou Zelensky de agitador ingrato para os democratas quando ele começou a explicar suas ações, culpar a Rússia e até mesmo ameaçar os EUA de que eles sentiriam as consequências do conflito, embora separados por um oceano.

A delegação de Kiev foi convidada a deixar a Casa Branca, e o acordo não foi assinado.