AMEAÇA

Canadá deve buscar proteção nuclear contra os Estados Unidos, diz ex-chanceler do país

Por Por Sputinik Brasil Publicado em 28/02/2025 às 11:22
© AP Photo / Paul Sancya

A ex-ministra das Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, apelou a Ottawa para recorrer às potências nucleares europeias como dissuasão contra os Estados Unidos “predatórios”.

A ex-vice-primeira-ministra e antiga chanceler do governo de Justin Trudeau é candidata à sucessão do líder do Partido Liberal.

Anteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, questionou o estatuto de seu vizinho do norte, sugerindo que o país ficaria melhor se fosse o 51º estado dos EUA.

Durante os debates para a liderança do partido na quarta-feira (26), Freeland qualificou as declarações de Trump de querer anexar o Canadá como uma ameaça à segurança nacional.

"O que é diferente sobre este empoderado presidente Trump é que ele está claramente ameaçando nossa soberania e precisamos responder", disse ela. "Os EUA estão se tornando predadores e, portanto, o que o Canadá precisa fazer é trabalhar em estreita colaboração com nossos aliados democráticos, nossos aliados militares", escreve Western Standard.

Com base em sua experiência como a chefe da diplomacia canadense, Freeland expressou confiança em sua capacidade de angariar o apoio desses países.

"Eu teria certeza de que a França e o Reino Unido nos apoiariam com armas nucleares, e eu estaria trabalhando urgentemente com esses parceiros para construir uma relação de segurança mais estreita que garanta nossa segurança em um momento em que os Estados Unidos podem ser uma ameaça", explicou Freeland.