NASCIMENTO

Veja imagens da primeira ursa polar nascida na América Latina (FOTOS, VÍDEOS)

Publicado em 27/02/2025 às 15:10
© Sputnik / Guilherme Correia

A ursa polar Nur, primeira de sua espécie a nascer na América do Sul, saiu da toca de maternidade e agora pode ser vista pelo público no Aquário de São Paulo.

A filhote nasceu em novembro de 2024 e recentemente teve seu primeiro contato com a neve ao lado da mãe, Aurora.

Filha dos ursos polares Peregrino e Aurora, que vieram da Rússia em 2015, Nur representa todo um avanço na conservação da espécie, ameaçada pelas mudanças climáticas.

Seu nome significa "luz" em árabe e visa simbolizar a esperança para a preservação dos ursos polares.

Segundo Laura Reisfeld, veterinária chefe do Aquário de São Paulo, a reprodução dos animais faz parte de um projeto de pesquisa e conservação que incluiu cientistas russos. Ela se emocionou nesta quinta-feira (27) ao relembrar do trabalho que a equipe levou para permitir o nascimento da ursa.

Por ter nascido em cativeiro, Nur não poderá ser reintegrada à natureza. Ela permanecerá em um recinto climatizado ao lado da mãe, seguindo o comportamento natural da espécie, em que os filhotes convivem apenas com a fêmea até atingirem cerca de dois anos de idade.

Peregrino, o pai da filhote, ocupa um espaço separado, mas também pode ser visto pelos visitantes.

O diretor do Aquário de São Paulo, Ricardo Cardoso, ressaltou a importância da preservação ambiental. "Nossa equipe pesquisou muito, esteve em congressos pelo mundo inteiro e aprendemos bastante."

"Hoje, muitos zoológicos nos perguntam como conseguimos isso."

Aleksandr Malev, diretor do Aquário de Kazan, afirmou que o trabalho conjunto é essencial para a preservação da espécie diante do aquecimento global. "Estimamos que, dentro de 50 anos, a população de ursos-polares na natureza possa diminuir em até 30% ou mais."

Nur permanecerá em um recinto climatizado ao lado da mãe, Aurora
Nur permanecerá em um recinto climatizado ao lado da mãe, Aurora
"Por isso, estamos desenvolvendo uma metodologia para a preservação da espécie em condições tropicais, para que possamos, no futuro, devolver os ursos ao seu habitat natural no Ártico. Os ursos polares querem preservar a espécie e adaptar um pouco o clima, como aqui, para garantir que esse trabalho seja eficaz", disse ele à Sputnik Brasil.

Malev também destacou a troca de experiência entre os pesquisadores russos e brasileiros: "Ensinamos os brasileiros e aprendemos com eles. Já temos experiência com ursos-polares em Kazan. Convidamos especialistas de São Paulo para ensiná-los, e o tempo todo compartilhamos informações sobre o que fazer e como melhorar as condições para os ursos."

"Trabalhamos nesse projeto por dez anos, treinamos e trocamos ideias com biólogos brasileiros e russos para levar essa iniciativa adiante."

Quanto tempo vive um urso polar?

A expectativa de vida de um urso polar é de cerca de 25 anos na natureza, mas em cativeiro pode ultrapassar os 30.

Com 15 e 16 anos, respectivamente, Aurora e Peregrino ainda podem gerar novos filhotes, segundo os especialistas do Aquário.

Como visitar a ursa polar Nur?

O Aquário de São Paulo está localizado na Rua Huet Bacelar, 407, no bairro do Ipiranga, e funciona diariamente das 09h00 às 17h00.

O ingresso custa R$ 150 para o público geral e há valores reduzidos para crianças, idosos, professores e pessoas com deficiência.

Além dos ursos polares, o espaço abriga diversas espécies aquáticas e terrestres, como focas, leões-marinhos, cangurus e coalas.


Por Sputinik Brasil