Discurso de Vance em Munique é 'ataque fundamental' aos valores da Europa, diz mídia

As declarações do vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, na Conferência de Segurança de Munique foram um golpe nos fundamentos da União Europeia, escreve a agência de notícias Bloomberg, citando uma fonte.
''Isso foi um ataque muitíssimo feroz em nome da liberdade de expressão, que expôs a hostilidade de longa data que [o presidente dos EUA] Donald Trump e seus principais assessores sentem pela União Europeia'', destaca a agência.
De acordo com a agência, Vance não apenas delineou os novos contornos da política da Casa Branca em relação à Europa, mas também ''quebrou a ilusão'' de que os Estados Unidos sempre interviriam quando necessário.
A fonte da agência classifica o discurso como um ''ataque fundamental'' aos valores da Europa e um ponto de inflexão nas relações entre os EUA e os países europeus.
''A Europa agora se encontra em uma corrida desesperada para acordar planos para a segurança da Ucrânia no caso de um acordo de paz, com Trump já se apressando em negociar com a Rússia'', ressalta a Bloomberg.
Nesta sexta-feira (14) Vance falou na Conferência de Segurança de Munique, criticando os países europeus. Segundo ele, a principal ameaça à Europa não vem da Rússia e da China, mas do interior da própria Europa. Como exemplos, ele citou o cancelamento dos resultados das eleições na Romênia e o risco de repetição desse cenário na Alemanha.