Hamas nomeia três prisioneiros israelenses que serão libertados em Gaza, diz mídia

O Hamas e a Jihad Islâmica Palestina (PIJ) nomearam, nesta sexta-feira (14), Alexander Trufanov, Sagui Dekel-Chen e Yair Horn como três prisioneiros israelenses do sexo masculino a serem soltos em Gaza neste sábado (15).
Segundo informações veiculadas pela Al Jazeera, a foi recebida por Israel. Em troca, o governo israelense libertará 369 prisioneiros palestinos das prisões israelenses, incluindo 36 cumprindo penas de prisão perpétua e 333 vindos de Gaza, de acordo com o Gabinete de Imprensa dos Prisioneiros Palestinos.
No dia 4 de fevereiro, durante o primeiro dia da visita oficial do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, aos Estados Unidos, Donald Trump revelou suas intenções para a Faixa de Gaza e seus habitantes.
De acordo com o chefe do Executivo americano, o povo palestino que vive no enclave não tem outra opção senão deixar Gaza — destruída após 15 meses de bombardeios israelenses — e se transferir para o Egito e a Jordânia, algo que ambos os países rejeitaram de forma categórica, assim como a comunidade árabe e os próprios palestinos.
O cessar-fogo está em vigor na Faixa de Gaza desde 19 de janeiro, após 470 dias de hostilidades, como parte de um acordo entre Israel e o Hamas para liberar os reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos. Desde que a guerra eclodiu em outubro de 2023, já foram mortos mais de 48 mil palestinos e cerca de 1,5 mil israelenses.
Por Sputinik Brasil