ECONOMIA

PIB da Rússia cresce 4,1% em 2024 e bate recorde histórico

Publicado em 07/02/2025 às 15:31
© Sputnik / Vitaly Belousov / Acessar o banco de imagens

O Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia cresceu 4,1% em 2024, superando as previsões oficiais e atingindo recorde histórico, informou nesta sexta-feira (7) o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin.

A Agência Estatal de Estatísticas, Rosstat, estimou que o PIB russo, que mede o valor total de todos os bens e serviços finais produzidos no ano, teve 0,2% de aumento acima da previsão oficial, comentou Mishustin em reunião com o presidente Vladimir Putin, "um recorde histórico" de 200 trilhões de rublos (cerca de RS$ 12 trilhões).

Mishustin não descartou uma desaceleração do crescimento econômico no futuro, devido aos esforços para conter a inflação.

"Está absolutamente claro que o principal desafio é a inflação, que no ano passado [2024] foi de 9,52%, está aumentando um pouco [...] talvez não haja um crescimento tão significativo da economia no próximo ano, mas é muito importante conter a inflação", acrescentou.

O primeiro-ministro destacou que o mercado de trabalho mostrou estabilidade em 2024, com uma taxa de desemprego de 2,3%, que não ultrapassou 2,5% durante todo o ano, enquanto a renda real disponível da população aumentou 8,4%.

Mishustin também destacou que a economia russa fortaleceu sua diversificação e capacidade tecnológica, além de ter conseguido minimizar a contração do setor extrativo.

"A economia está se tornando mais tecnológica e diversificada; e isso, consequentemente, começa a ter um efeito mais favorável sobre a estabilidade macroeconômica", afirmou, ao salientar que a economia russa conseguiu enfrentar com sucesso a pressão das medidas restritivas.


Por Sputinik Brasil