TEMPORAL

São Paulo em alerta: forte chuva de granizo atinge a capital e há risco de alagamentos (VÍDEOS)

Publicado em 06/02/2025 às 21:09
© Sputnik / Guilherme Correia

São Paulo (SP) foi atingida por forte chuva acompanhada de granizo na noite desta quinta-feira (6), colocando diversas regiões em estado de atenção. A Defesa Civil emitiu alerta severo, especialmente para a zona Leste, onde há risco elevado de alagamentos e enxurradas.

No entanto, toda a capital paulista está em alerta devido às condições climáticas instáveis. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, a chuva intensa foi causada pela combinação de calor e brisa marítima, formando áreas de instabilidade que se deslocam rapidamente. Além da zona Leste, bairros como Itaquera, Aricanduva, Vila Formosa, Penha e Mooca foram os mais afetados, com registros de granizo e ventos fortes.

A zona Norte também entrou em estado de atenção e também recebeu alerta severo enviado por celular, bem como as regiões Oeste e Centro. Moradores das áreas de risco receberam notificações no celular com sinal sonoro semelhante ao de um SMS, alertando sobre a necessidade de se protegerem.

Dados do CGE mostram que, até o momento, fevereiro acumulou 102,1 mm de chuva, o que corresponde a 46,9% da média histórica para o mês, que é de 217,8 mm.

A previsão para os próximos dias indica uma redução no volume de chuvas na capital, mas com temperaturas acima da média, o que pode manter a sensação de calor abafado.

Além dos transtornos causados pela chuva, mais de 73 mil pessoas na Grande São Paulo ficaram sem energia elétrica, segundo a Enel, companhia responsável pela distribuição de energia na região. Em São Caetano, 25% das unidades tiveram o fornecimento interrompido.

A Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem áreas de alagamento e busquem locais seguros. Em casos de risco iminente de deslizamentos, a orientação é deixar as residências e seguir para pontos de apoio indicados. Além disso, a população deve ficar atenta às atualizações dos órgãos oficiais, que monitoram constantemente as condições climáticas na cidade.

Por Sputinik Brasil