Após anos de guerra civil: restaurar papel da Síria no cenário mundial é prioridade, diz liderança
No fim do ano passado, após mais de uma década de intensa guerra civil, o governo do ex-presidente Bashar al-Assad foi derrubado após a tomada da capital Damasco.

Restabelecer as instituições de poder e o papel da Síria no cenário mundial e regional são tarefas prioritárias, declarou o chefe da nova liderança do país, Ahmad Ash-Sharaa.
"As tarefas prioritárias da Síria hoje são preencher o vácuo de poder, garantir a segurança da população, construir instituições de governo, trabalhar na base econômica e devolver à Síria o seu lugar no cenário mundial e regional", disse Ash-Sharaa, conforme a mídia local.
De acordo com o chefe da nova administração, a mudança de poder em Damasco deu esperança à população síria de criar um novo futuro pacífico e baseado na lei.
No final de novembro de 2024, formações armadas da oposição iniciaram uma grande ofensiva contra as posições do Exército sírio. Já em 8 de dezembro, entraram em Damasco, e Bashar al-Assad deixou o cargo de presidente e partiu do país.
Dias depois, Mohammed al-Bashir, que liderava o chamado governo de salvação na província de Idlib, anunciou sua nomeação como chefe do gabinete sírio durante um período de transição, que durará até 1º de março de 2025.
Por Sputinik Brasil