COREIA DO NORTE

Líder da República Popular Democrática da Coreia quer fortalecer forças nucleares de Pyongyang

Por Sputinik Brasil Publicado em 28/01/2025 às 22:24
© AP Photo / Gavriil Grigorov

O líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-Un, pretende fortalecer as forças nucleares neste ano durante uma visita a uma base de produção de material nuclear e a um instituto de armas nucleares, informou a mídia estatal KCNA nesta quarta-feira (28).

Durante a visita, Kim elogiou os cientistas e outros trabalhadores presentes por terem alcançado "sucessos notáveis" e "resultados de produção impressionantes" em 2024.

Ainda de acordo com a KCNA, Kim pediu mais sucesso na produção de materiais nucleares de grau bélico neste ano e no fortalecimento das forças nucleares do país.

Ele acrescentou que o país enfrenta "a situação de segurança mais instável do mundo" devido a um confronto prolongado com "os países hostis mais perversos", o que torna indispensável aumentar sua capacidade nuclear.

"Este ano é um ano crucial, pois é um ponto de inflexão importante em que devemos realizar as tarefas neste período importante no processo de implementar a linha de fortalecimento das forças nucleares", disse Kim, de acordo com a KCNA.

No sábado, o governo testou mísseis de cruzeiro estratégicos disparados de submarino.

Assim como investimento em arsenal nuclear, o teste é "parte dos planos para construir as capacidades de defesa nacional, a fim de aumentar a eficácia do controle estratégico contra inimigos em potencial".

Os mísseis atingiram os alvos com precisão após percorrerem 1,5 mil quilômetro em pouco mais de sete segundos, segundo a agência de notícias, acrescentando que o lançamento não teve impacto negativo na segurança dos países vizinhos.